INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

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DESPERTANDO PARA AS TECNOLOGIAS.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

DEFICIÊNCIAS/NECESSIDADES=INCLUSÃO/CIDADANIA

http://youtu.be/5Ya2_luDzes

O link  trata-se de um vídeo que mostra a realidade dos "surdocegos" em busca da comunicação.

Na sequência propostas didáticas utilizando Pranchas Livre de Comunicação.

Figura:01




                                          Figura:02
Figura: 03
















                                                                                                       Figura: 04

 
A execução da atividade implicou baixar o programa para edição de Prancha Livre de Comunicação. Conforme a demonstração através das imagem trabalhou-se as seguintes ideias:
Figura: 01 – A proposta seria mostrar os animais que costumamos ter e criar em casa, os animais domésticos ou que possam ser domesticados.
Figura: 02 - Seria a seleção dos animais que o usuário mais gosta ou admira
Figura: 03 - Prática de esporte, benefícios e cuidados com o corpo
Figura: 04 - Rotina escolar, interação, brincadeiras, atividades a cumprir e afetividades.
Foram construídas, conforme as figuras, quatro propostas de atividades. O trabalho pode ser aplicado a qualquer faixa etária, pois uma vez efetuada a avaliação da pessoa, seja ela, criança/jovem/adulto, e constatar a sua possibilidade de ação, se há habilidade e competência para desenvolver a tarefa em questão, poderemos mensurar e até diagnosticar as deficiências apresentadas.
Como experiência destaco a importância como ferramenta de aprendizagem com infinitas possibilidade de criar. De forma simples a criança pode se expressar e produzir, demonstrando eficiência na comunicação.
Prancha Livre de Comunicação
Pessoas não alfabetizadas ou que ainda estão no processo de alfabetização e que possuem dificuldade de se comunicar através da fala, fazem uso de simbologias específicas. Estas, são formadas por um conjuntos de símbolos que contém um significado próprio e, com a combinação de dois ou mais, formam frases expressando suas vontades e dizeres. Entre as mais conhecidas estão a PCS, PIC e Bliss. Entretanto seu uso é comum com pranchas de madeiras e símbolos impressos em papel.
A Prancha Livre de Comunicação é um software que foi desenvolvido para automatizar esse processo de comunicação alternativo, provendo facilidades de uso através do computador.
A simbologia contida na prancha foi desenvolvida especialmente para esse fim, sendo permitida para uso geral.
Espera-se que esta nova ferramenta seja bem aceita pelos usuários, tanto nas escolas de educação especial como também nos lares de pessoas com distúrbios motores e de comunicação, proporcionando maior comodidade ao interagirem com seus professores, colegas, interlocutores e familiares.
Fatima Rozana – Junho/2014




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