O link trata-se de um vídeo que mostra a realidade dos "surdocegos" em busca da comunicação.
Na sequência propostas didáticas utilizando Pranchas Livre de Comunicação.
Figura:01 |
Figura:02
Figura: 03
Figura: 04
A execução da atividade
implicou baixar o programa para edição de Prancha Livre de
Comunicação. Conforme a demonstração através das imagem
trabalhou-se as seguintes ideias:
Figura: 01 – A proposta
seria mostrar os animais que costumamos ter e criar em casa, os
animais domésticos ou que possam ser domesticados.
Figura: 02 - Seria a
seleção dos animais que o usuário mais gosta ou admira
Figura: 03 - Prática
de esporte, benefícios e cuidados com o corpo
Figura: 04 - Rotina
escolar, interação, brincadeiras, atividades a cumprir e
afetividades.
Foram construídas,
conforme as figuras, quatro propostas de atividades. O trabalho pode
ser aplicado a qualquer faixa etária, pois uma vez efetuada a
avaliação da pessoa, seja ela, criança/jovem/adulto, e constatar a
sua possibilidade de ação, se há habilidade e competência para
desenvolver a tarefa em questão, poderemos mensurar e até
diagnosticar as deficiências apresentadas.
Como experiência destaco
a importância como ferramenta de aprendizagem com infinitas
possibilidade de criar. De forma simples a criança pode se
expressar e produzir, demonstrando eficiência na comunicação.
Prancha Livre de Comunicação
Pessoas
não alfabetizadas ou que ainda estão no processo de alfabetização
e que possuem dificuldade de se comunicar através da fala, fazem uso
de simbologias específicas. Estas, são formadas por um conjuntos de
símbolos que contém um significado próprio e, com a combinação
de dois ou mais, formam frases expressando suas vontades e dizeres.
Entre as mais conhecidas estão a PCS, PIC e Bliss. Entretanto seu
uso é comum com pranchas de madeiras e símbolos impressos em papel.
A
Prancha Livre de Comunicação é um software que foi desenvolvido
para automatizar esse processo de comunicação alternativo, provendo
facilidades de uso através do computador.
A
simbologia contida na prancha foi desenvolvida especialmente para
esse fim, sendo permitida para uso geral.
Espera-se que esta nova ferramenta
seja bem aceita pelos usuários, tanto nas escolas de educação
especial como também nos lares de pessoas com distúrbios motores e
de comunicação, proporcionando maior comodidade ao interagirem com
seus professores, colegas, interlocutores e familiares.
Fatima
Rozana – Junho/2014
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