INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
DESPERTANDO PARA AS TECNOLOGIAS.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PROJETO HISTÓRIA E TURISMO NO BAIRRO DA ESCOLA


Projeto como requisito avaliativo do Curso “Tecnologia na Educação: ensinando e Aprendendo com as TIC”- 35ª CRE/NTE – São Borja/RS, sob a Coordenação da Professora Elaine Flores.
Deverá ser executado por: Fatima e Juliana – na 8ª Série do Ensino Fundamental da Escola Apparicio Silva Rillo

WEBQUEST:





PROJETO

LA HISTORIETA DEL BARRIO
(AUTORES - Fátima Rozana Nascimento da Silva e Juliana Tasch)

Sabendo-se da importância da preservação e valorização do patrimônio cultural do município de São Borja, pretende-se despertar no aluno a consciência desses valores enfatizando o turismo do Bairro Maria do Carmo, onde está localizada a Escola Estadual de Ensino Médio Apparicio Silva Rillo.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Língua Estrangeira-Espanhol
História e Turismo
Ensino Fundamental Final
Língua Estrangeira-Espanhol
Pontos Turísticos do Bairro
Ensino Fundamental Final
Espanhol
Bairro Maria do Carmo


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  • Desenvolver a curiosidade tecnológica, incentivando-o a buscar diferentes linguagens;
  • Estimular a criatividade e a capacidade para imaginar e projetar ideias;
  • Proporcionar a interação professor/aluno, instigando-os a pensar, trocar experiências e reflexões e aprender um com o outro;
  • Trabalhar com imagens registradas pelos alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área da criação.
  • Utilizar técnicas de pesquisa para obter informações e material necessário ao trabalho;
  • Criar e desenvolver habilidades na realidade virtual, com informações sobre meio ambiente e conservação;
  • Despertar a sensibilidade ao capturar imagens;
  • Aplicar na comunidade em que vive o conhecimento adquirido na escola;
  • Ampliar e aplicar o vocabulário da Língua Estrangeira -Espanhol;
  • Compartilhar com o mundo as peculiaridades do Bairro Maria do Carmo.


Objetivo Geral

Proporcionar oportunidade do aluno expressar a criatividade através da realidade virtual, fazendo uso da multimídia para apresentar a sua interpretação no http://issuu.com/elaineflores/docs/_microsoft_powerpoint_-_do que se refere os pontos turísticos do bairro no qual a escola está localizada.

Objetivos Específicos

Através da Webquest La Historieta del Barrio, aguçar a curiosidade do estudante para o estudo da História e da importância dos pontos Turísticos e do patrimônio artístico-cultural existentes no Bairro Maria do Carmo onde se localiza a escola Apparício Silva Rillo.
Despertar a sensibilidade no estudante para a importância do turismo da cidade, especificamente os ambientes que representam a cultura turística do bairro em estudo.

Refletir sobre o aspecto artístico-cultural com o qual o bairro contribui na história do município.

Desenvolver no aluno a consciência da preservação e valorização do patrimônio histórico cultural do bairro bem como do município.
Fazer uso da Língua Espanhola com o intuito de estabelecer comunicação e conexão com o país vizinho, uma vez que, geograficamente fazemos fronteira com a Argentina.

Conhecer e utilizar os softwares HagáQuê, Panorâmio e Issue, a fim de compartilhar o resultado do trabalho com o mundo.


Duração
Dez períodos de 60 min (02 aula cada)


Conhecimento prévios trabalhados pelo professor com os alunos

  • Breve explanação sobre os pontos turísticos do bairro e apresentação no Google Earth da delimitação do bairro Maria do Carmo.
  • Externando a realidade do Bairro
  • Orientação sobre a pesquisa
  • Apreciando e registrando imagens que compreendem a história do Bairro.


Estratégias e Recursos

Atividade 1
Em sala de aula, a professora colocará a proposta do trabalho de registro de imagens e informações dividindo a turma em três grupos para a execução da tarefa: Um grupo registrará o Túmulo da Maria do Carmo, outro grupo, Os Angueras e Ateliê do Rossini e o terceiro grupo registrará a Fonte São João Batista.


    1) Túmulo da Maria do Carmo,  podendo abordar sobre o condomínio que está sendo construído próximo a localidade; ressaltando a cultura popular.
    2Museu Ergológico da Estância (Grupo Amador de Arte) -  Os Angueras; abordando principalmente sobre o poeta Apparicio Silva Rillo, registrando imagens da casa  dele e uma síntese histórica da Escola  que atualmente leva o nome de Apparicio Silva Rillo, destacar também um dos fundadores dos Angueras, senhor José Bicca, esposo da atual Diretora do acervo cultural, professora Magda Bicca. Deverá ser evidenciado as peculiaridades da família através de imagens da residência e demais informações.
    O mesmo grupo também registrará informações culturais sobre outras formas de arte: Escultura - ( o artista Rossini e seu ateliê); Pintura - ( Elenita Gomes e Inês Piantá) e a Literatura presentes na obra do grupo os Angueras.
    3) Fonte São João Batista, evidenciando a cultura popular expressa empiricamente nos contos repassados de geração à geração.


Atividade 2

A professora acompanhará os alunos para fazerem o registro das imagens, dos Pontos Turísticos já denominado bem como registros de informações adquiridas no local através de entrevistas resultantes da literatura oral e popular.

Atividade 3

No Laboratório de Informática, os alunos baixarão as imagens (dos celulares ou câmera digital) para o computador e arquivarão para posterior utilização.

Atividade 4

Os alunos deverão se inteirar da História local através da pesquisa oral(com moradores do bairro) e bibliográfica realizada na Biblioteca Municipal e também da escola, utilizar os sites de busca para elaboração de um relato, em um editor de textos, que abordará a história e importância do ponto turístico fotografado.

Atividade 5

Após a correção do relato pela professora, os alunos elaborarão uma história em quadrinhos, fazendo uso das fotos do local, por eles mesmos clicadas, contando o surgimento e a importância do local estudado, em língua Espanhola fazendo uso do software Hagáquê.



Atividade 6

Após a produção da História em quadrinhos em Espanhol, e da finalização dos textos em um editor de textos, o material será publicado em uma revista digital, através do site www.issuu.com



As fotos, após serem selecionadas pelo grupo, serão postadas no site www.panoramio.com pelos próprio alunos, nos devidos locais dos pontos turísticos estudados a fim de serem compartilhadas com o mundo.

Atividade 7

Conclusão do trabalho com a publicação das atividades no Blog da Escola.



Sites de Referência







http://www. Issuu.com



Algumas atividades já realizadas:

Visita ao Museu da Estância - os Angueras


Os  alunos fizeram os registros de imagens, entrevistaram a guia turística Carmem e também a professora Magda Bicca ( esposa de um dos fundadores do grupo os Angueras) que gentilmente explicou e sanou as dúvidas dos alunos presentes.











Visita ao "TÚMULO DA MARIA DO CARMO"







Nessa linda tarde ensolarada, um outro grupo de alunos estiveram visitando o “Túmulo da Maria do Carmo”. Impressionadas com a história descrita nas lápides informativas, as meninas ficaram sabendo de detalhes do fato ocorrido no ano de 1890 que chocou a cidade de São Borja. Entenderam porque daí em diante o local se tornou seleiro de milagres, berço lendário e objeto de estudo de historiadores e curiosos.
Hoje o local é considerado ponto turístico da cidade e o bairro recebe seu nome: Bairro Maria do Carmo.

Prosseguindo as visitações estivemos na "Fonte São João Batista"








O terceiro grupo nos acompanhou para registrarmos informações e imagens do local. Vizinhos não quiseram passar muitos dados, mas indicaram outras pessoas que poderiam atender as nossas solicitações. A fonte evidencia as reminiscencias missioneiras e indígenas.

PUBLICAÇÕES NA REVISTA DIGITAL ISSUU YOU PUBLISH
http://issuu.com/rozananascim/docs/imagens_nos_locais_de_pesquisa
 
http://issuu.com/rozananascim/docs/trabalhos_dos_alunos_hqs
 
 

Um comentário: