INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
DESPERTANDO PARA AS TECNOLOGIAS.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ANÁLISE DE OBJETO DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS

Módulo 5 - Objetos de Aprendizagem Acessíveis
Bloco “A” - Análise do Objeto de Aprendizagem

Avaliador: Fátima Rozana Nascimento da Silva
Formador: NIEE/UFRGS
Tutores: Claudio Luciano Dusik, Debora Conforto, Leonice E.R. Nuglisch, Lucila Santa
Rosa
Identificação do Objeto de Aprendizagem: RIVED Rede Interativa Virtual de Educação

Referencial Histórico Sobre o Objeto de Aprendizagem “Rived”

O RIVED é um programa da Secretaria de Educação  a Distância - SEED,  que tem por
objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem....

Breve Histórico

Em 1997 houve o acordo Brasil-Estados Unidos sobre o desenvolvimento da tecnologia para uso pedagógico. A participação do Brasil teve início em 1999 por meio da parceria entre Secretaria de Ensino Médio e Tecnológica (hoje SEB) e a Secretaria de Educação a Distância (SEED). Brasil, Peru e Venezuela participaram do projeto. A equipe do RIVED, na SEED, foi responsável, até 2003, pela produção de 120 objetos de Biologia, Química, Física e Matemática para o Ensino Médio. Em 2004 a SEED transferiu o processo de produção de objetos de aprendizagem para as universidades cuja ação recebeu o nome de Fábrica Virtual. Com a expansão do RIVED para as universidades, previu-se também a produção de conteúdos nas outras áreas de conhecimento e para o ensino fundamental, profissionalizante e para atendimento às necessidades especiais. Com esta nova política, o RIVED - Rede Internacional Virtual de Educação passou a se chamar RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação.
O Projeto RIVED/Fábrica Virtual foi criado em 2004 e tem como propósitos intensificar e transferir o processo de desenvolvimento e produção de recursos educacionais digitais (na forma de objetos de aprendizagem) da SEED para as Instituições de Ensino Superior e inserir novas abordagens pedagógicas que utilizem a informática nas licenciaturas das nossas universidades por meio da promoção de um trabalho colaborativo e interdisciplinar dentro da academia. Espera-se com isso gerar uma cultura de produção e uso de objetos de aprendizagem nas universidades, envolvendo os futuros licenciados e bacharéis. Para atender aos propósitos do Projeto foi planejado um curso on-line, via e-proinfo, para prover capacitação às equipes selecionadas por meio de editais públicos. Esse curso tem por objetivo capacitar as equipes para desenvolverem objetos de aprendizagem. A equipe do RIVED/SEED é responsável pelo planejamento, coordenação e tutoria dos alunos do curso.

 Eixo de Análise – Acessibilidade e Usabilidade

Apresenta-se visualmente atraente pelas cores e simplicidade de acesso. É interativo e pode ser utilizado por qualquer pessoa em qualquer área do conhecimento.

Quanto à qualidade do conteúdo

As atividades interativas, em forma de objetos de aprendizagem, permitem a experimentação de fenômenos físicos, químicos e outros por meio da simulação e animação, apresentando uma sequência de atividades multimídia interativas acompanhadas de guias do professor. As atividades combinam elementos de motivação para engajar os alunos em questões de importância para a sociedade, propiciando uma compreensão mais ampla deles mesmos e de seu ambiente.
A linguagem é simples e objetiva e a fundamentação também é coerente ao assunto, às cores, imagens e todos os fatores necessários a compreensão do objeto em estudo. Não apresenta poluição visual.
Pode ser aplicado às tecnologias assistivas, principalmente no que se refere a baixa visão podendo ser ampliado com uso da Lupas. Não testei a descrição para conteúdo não-textual e se é apresentado o conteúdo em Libras. Foi constatado a necessidade de instalação de plugins para o funcionamento no sistema Linux.

Eixo de análise – Uso Pedagógico

O aluno deve ter habilidades no que se refere aos conhecimentos de informática, noções básicas de acesso a internet, pesquisa e navegação. Pode-se dizer que não há limites de possibilidades de apoiar o processo de aprendizagem, porém em se tratando de alunos com necessidades especiais podem haver maiores dificuldades de acesso.
Quanto a estratégia pedagógica que se pode construir para explorar esse recurso educacional sugere-se como complementação de aula ou de pesquisa fazendo-se uma
apresentação do conteúdo estudado na lousa digital com acesso a internet. Assim, a ferramenta da Lousa Digital iria valorizar ainda mais as imagens, as cores deste objeto de aprendizagem e contribuiria na melhor compreensão uma vez que a exposição poderia ser para inúmeros alunos e estes podendo interagir com o grupo todo.

Parecer Pessoal

Percebe-se a cada dia o surgimento de veículos facilitadores da aprendizagem no que se refere ao uso do computador e redes virtuais. É importante levar em consideração o conhecimento que o aluno já possui para então, criarmos um planejamento coerente a realidade a ser implantada. No que se refere aos objetos de aprendizagem pode-se dizer que além de facilitar a aprendizagem tornam o trabalho do professor mais rico em estratégias e as aulas mais criativas com infinitas possibilidades. Em se tratando de alunos com necessidades especiais os objetos de aprendizagem vêm trazer mais interatividade e também facilitar esse intercâmbio entre o computador e o conhecimento adquirido. A dualidade homem/máquina será sempre forma de crescimento pessoal por abrir portas e tornar o indivíduo independente, autônomo e livre para criar e descobrir novos caminhos a agregar saberes e competências.


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