INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
DESPERTANDO PARA AS TECNOLOGIAS.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Comentário sobre o texto “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento” de Juan Ignacio Pozo


Unidade 1 – Atividade 1 Rozana e Juliana
Comentário sobre o texto “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento” de Juan Ignacio Pozo
O sistema Educacional vigente configura uma realidade que apresenta nossa educação moldada em parâmetros defasados, com prazo de validade vencida. Os resultados escabrosos obtidos nas produções escolares externam esse contexto e nos obriga a refletir.
É lamentável nos depararmos com colegas informaticamente analfabetos e sem interesse em buscar atualização. Mais triste é perceber que eles estão em sala de aula, repassando um saber absoluto.
Urge a quebra de parâmetros ultrapassados. Requer mudança nas posturas de alunos e professores que não condizem com a realidade. É necessário ser posto em prática os conhecimentos obtidos nas atualizações profissionais. Da mesma forma que temos profissionais obsoletos, temos aqueles que buscam constantemente aprender mais, porém, muitas vezes sem campo de ação.
Outros fatores contribuem para que a informação do conhecimento seja prejudicada. Administrar o salário desmotivador implica retração, bem como o acesso às escolas, onde o professor precisa muitas vezes deslocar-se entre 3 escolas para cumprir sua carga horária.
Isso tudo se converte em algo muito negativo na aprendizagem, na execução dos trabalhos, na gestão cultural da sociedade. A gestão social do conhecimento vai muito além daquilo que o aluno aprende e o professor busca se informar, enquanto houver fatores externos sendo desconsiderados, os resultados serão prejudicados. Não basta focar em aprender mais. A engrenagem deve funcionar sincronicamente. Consciência política, coerência na aprendizagem e capacitação profissional cognitiva e social.
O remédio que curará essa doença precisa apresentar uma fórmula quase mágica para atender a todas essas situações. Não é à-toa que existem profissionais surtando e estressados. É o resultado de que algo não está bem, que precisamos encontrar uma saída sob pena de enfrentarmos o caos geral, pois a educação é o caminho para gerirmos uma sociedade pluricultural e com acesso a todos os sistemas de conhecimentos, mas é evidente que não depende apenas dos professores e alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário