INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

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DESPERTANDO PARA AS TECNOLOGIAS.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR

SABER OUVIR E CONSTRUIR SENTIDO

http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=3043&id_pagina=1










webquest criado com o objetivo de despertar no aluno as habilidades e competências da audição. Possibilitando a consturção do conhecimento apartir da audição. Ouvindo e produzindo texto, escrita e reescrita de ideias.

Saber ouvir: um desafio


Saber ouvir é realmente um desafio. Um desafio e uma porta aberta para a boa convivência, para a generosidade, para uma educação de qualidade. Ouvir significa perceber, entender os sons pelo sentido da audição. Mas, com certeza, esta significação diz respeito apenas à capacidade física de cada ser humano. No entanto, saber ouvir é muito mais do que simplesmente deixar-se levar palas palavras que são ditas.

Saber ouvir é despojar-se de si mesmo. É liberar a mente de nossas próprias convicções e conhecimentos para que ela esteja receptiva ao outro. Ouvir é construir uma ligação que permite atender àquele ou àquela que está falando. É não discutir, internamente, com o que está sendo falado. Saber ouvir é assimilar o que é dito pelas palavras, pelos gestos, pelo silêncio. É deixar que a mensagem do outro entre pelos nossos ouvidos, procurando entendê-la sem nenhum preconceito.

Saber ouvir também envolve humildade, pois, muitas vezes na vida, podemos estar sendo educados por quem nunca passou por um banco escolar, mas que traz vivências únicas, capazes de nos transformar. Se em qualquer relação, ouvir o outro é importante, numa relação cuja missão é educar, o ouvir é condição básica para que um canal se faça e permita a construção de uma ponte que leva para um lugar essencial da educação: o diálogo.

Nossa profissão – de educadores – nos obriga o exercício de saber ouvir. Ouvir o aluno é estimular atividades que garantam o seu desenvolvimento, através da sua fala e dos ouvidos e coração abertos do professor. Porque, quando os ouvidos se abrem, o coração floresce. Enfatizar este tipo de comunicação e expressão é trilhar um caminho de sucesso na relação professor/aluno, desenvolvendo, em ambos, o poder e o prazer de pensar, falar, ouvir, crescer, mudar, com espontaneidade e alegria. Afinal, cada um de nós só fala do que o nosso coração está cheio.

Ouvir o aluno antes de qualquer ação pedagógica é condição básica para que se possa promover, de fato, uma educação de qualidade. Em outras palavras, o saber do professor sobre a importância da palavra proferida pelo aluno poderá levá-los – professor e aluno – a um lugar extremamente significativo: o da autoestima. O aluno, como qualquer um de nós, precisa dirigir a fala a alguém, para que esta mesma fala retorne a ele, e ele a ouça, reflita sobre ela e a compreenda. Talvez aí resida uma chance do aluno encontrar um interlocutor de seu afeto, já que uma relação de ensino-aprendizagem só se faz por meio da dimensão afetiva. E isso, com certeza, fará diferença na vida da criança. E educar é fazer a diferença.

 Marlene Salgado de Oliveira 
Na sala de aula é maçante estar atento e ouvindo do início ao final do turno. A ineficácia auditiva não é apenas culpa do professor, tampouco do aluno exclusivamente. Envolve uma série de fatores como: importância do tema apresentado, tom de voz do orador, interesse e disciplina dos alunos, enfim é um contexto que deve ser levado em conta para considerar efetivamente uma boa audição e consequentemente um bom resultado na produção do sentido daquilo que se ouve. (profª Fátima Rozana)

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