INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
DESPERTANDO PARA AS TECNOLOGIAS.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

INTERNET NA EDUCAÇÃO

                                                 


@s evoluções tecnológicas avançam no dia à dia e com ela a educação precisa avançar sob pena de tornar-se obsoleta e de pouco interesse. Sabemos que existem inúmeros fatores considerados importantes que fazem da educação um instrumento ímpar na evolução de um povo. Entre alguns fatores cita-se a internet  que figura como ferramenta facilitadora de divulgação e interação nos processos educativo de ensino-aprendizagem voltados para as tecnologias de multimídia.
Quando se fala em “educação” vem um quite completo de informações agregadas. Nesse quite estão os agentes transformadores: professores, gestores escolar, alunos, comunidade envolvida, administradores do estado e da nação, todos voltados para o mesmo objetivo. A educação não fluirá se um dos elos falhar. É preciso ser aplicado e acompanhado todo o funcionamento do projeto desde a origem nos ministérios da Educação até a aplicabilidade envolvendo professores e alunos.
É comum haver nas escolas Laboratórios de Informática, porque passos maiores já foram dados, embora lamenta-se em algumas escolas, tais equipamentos se deterioram sem uso por falta de  disponibilidade de recursos humanos, faltam professores que atuem nos laboratórios. Falta qualificação para os professores fazerem uso das novas tecnologias.
A internet está aí, mas são poucas as escolas que utilizam essa ferramenta, hoje de suma importância. Utilizá-la de forma particular, pleiteando o custo, é quase impossível e esse fator também vem formar entraves. Alunos de escola pública  estão perdendo oportunidades de se qualificar melhor porque não estão podendo acessar a internet e os meios de multimídia. Os índices que registram as escolas com internet e com Laboratório, são falhos uma vez que o equipamento não está sendo utilizado como se imagina e como aparecem nas estatísticas do governo.
Algumas coordenadorias  se preocupam em fechar o quadro de professores que atuam em sala de aula. Se vai sobrar professor para a biblioteca, laboratório de Informática, isso parece não ser preocupação deles.  Como se a Biblioteca e o Laboratório de Informática fossem um mero setor, sem muita finalidade no processo educativo.

Felizmente descortina-se novos horizontes quando inicia-se novos cursos de qualificação e aperfeiçoamento de conhecimento para os multiplicadores dos recursos tecnológicos. Nova ideologia ocupa o governo e com ela a nossa esperança de podermos atuar de maneira segura e produtiva fazendo com que o aluno e todos os interessados em aprender possam adquirir novas habilidades e se tornar mais competentes nas mais diversas áreas do conhecimento.

Queiramos poder fazer uso da tecnologia já disponível nas escolas e sanar todas as dúvidas, aprender mais e se tornar multiplicador de idéias, saberes e possibilidades. Formar pessoas mais críticas, mais éticas e mais bem preparadas para os desafios diário como alunos e cidadãos e assim contribuir para se obter uma nação mais politizada, mais humana e igualitária.
Profª Fátima Rozana - Servidora do Estado – março/2011.


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