INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
DESPERTANDO PARA AS TECNOLOGIAS.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

-Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?


Em resposta a reflexão:

-Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
-Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano? E, com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?

Nossa escola implantou o novo Laboratório de Informática este ano, porém desde 2002 a escola estava com Laboratório funcionando com sistema de curso de formação básica para os alunos, pessoas da comunidade escolar e professores também. Podemos dizer que a nova sistemática causou um certo estranhamento devido o sistema operacional ser o Linux e fazer com que alterassem muito os conhecimentos obtidos até então no Windows. Foi e ainda está sendo necessário buscar novos meios para a operacionalidade dos equipamentos, isso no que se refere ao quadro docente porque no que tange aos alunos é muito mais acessível, eles vão descobrindo, são curiosos e às vezes até ensinam os professores.
A escola dispões também de sala de multimeios, na qual funciona TV escola, sessão de vídeos e aulas diversas que alteram a rotina em sala de aula. Nesta sala existem equipamentos tecnológicos como: computador, data show, televisão, vídeo, internet, etc. em perfeito funcionamento e aproveitado no processo pedagógico da escola em todas as áreas do conhecimento.
Há também a biblioteca que dispões de bons livros, mas que ainda necessita de dicionários e atualização de obras didáticas que externem as novas regras vigentes da nossa língua.
Sabemos que a densidade de conhecimentos está aumentando e fazendo com que o estudante necessite conhecimentos em todas as áreas, isso faz com que a escola seja direcionada a mudar seu paradigma de educação tornando-se mais ampla e como diz o prof. Dr. Ladislaw Dowbor, que a escola seja menos lecionadora e mais articuladora, mais organizadora de conhecimentos. A escola não deve ficar repedindo cartilha, deve selecionar as informações e organizar os conhecimentos porque o volume de dados sãos imensos. Possibilitar ao educando a flexibilização de interação entre trabalho e educação, entre estudo teórico e prática. Os alunos saem do ensino médio sem nunca terem visitado um Banco, uma cooperativa, uma instituição qualquer para saber como funciona a ética, o gerenciamento etc. Sugere-se introduzir no currículo visitas de determinadas áreas de trabalho para sair um pouco da teoria, conhecendo a prática simultaneamente.

Em nossa escola não foge a realidade nacional e também precisa mudar o paradigma, mas os gestores da instituição bem como os professores envolvidos nas áreas tecnológicas estão procurando atualizações através de cursos para se tornarem multiplicadores das novas ideias e então mudar o processo ensino aprendizagem.
Ainda exite resistência ao NOVO, ao desconhecido, ainda existe profissionais desmotivados e fazendo apenas o básico “feijão com arroz” sem muita preocupação com a modernidade tecnológica e muito menos com o processo educativo como um todo, porém há profissionais sérios e competentes fazendo o impossível para ensinar através de uma metodologia moderna e condizente com a nova realidade.
Rozana - Julho/2011

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